| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

BANDA MUSICAL CARNAVALESCA

Page history last edited by stela.arroio@gmail.com 14 years, 3 months ago

BANDA MUSICAL CARNAVALESCA

CLIENTELA: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR 1-A

PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS

TEMPO DE DURAÇÃO: SETEMBRO A DEZEMBRO/2009

 

 

1.      JUSTIFICATIVA

        Durante a nossa vida inteira mantemos contato sonoro com tudo e todos, desde a gestação com o marulhar da água na barriga da mãe, até quando adentramos esse mundo real, pois é com um sonoro choro que nos comunicamos! Com um ritmo musical específico, e com muito vigor, dizemos às nossas mães que chegamos!

            Ao longo do nosso desenvolvimento biológico natural, vamos ouvindo outras vozes, outros sons, outra músicas. Vêm as canções de ninar, o chocalho, as invencionices de criança. Aparece a televisão: as músicas dos desenhos animados, aberturas de novelas, propagandas... O cd, o rádio, os movimentos sonoros da rua, a quietude da noite, a cadência dos horários, o corre-corre diário.

            Tudo é música ao nosso redor!

            Os instrumentos musicais produzem certo fascínio em nossas crianças: vivem batucando, batendo tampas de panela, tocando violões imaginários, fazendo barulho, produzindo som!

            Com a intenção de proporcionar um encontro real entre nossos alunos e os instrumentos musicais, justificamos esse projeto.

 

2. OBJETIVO GERAL

Conhecer e manusear os instrumentos musicais que compõem uma banda musical, através do contato direto com os instrumentos utilizados pelas baterias dos grupos carnavalescos do Município de Arroio do Sal.

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Conhecer os instrumentos musicais pelo nome.

·        Despertar o gosto pela música através da percepção tátil e auditiva, do som e do ritmo carnavalesco.

·       Conhecer e explorar o samba como ritmo brasileiro pela expressão corporal e pelo contato direto com os instrumentos musicais.

·        Ilustrar o livro “Banda Carnavalesca”.

 

4. ATIVIDADES

·        Visitas aos barracões dos grupos carnavalescos.

·        Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.

·        Confecção do livro “Banda Carnavalesca”

 

 

5. CRONOGRAMA

Uma visita mensal a uma das agremiações carnavalescas do Município.

 

6. METODOLOGIA

Roda de conversas, visitas, produção de desenhos individuais, produção de texto coletivo, confecção de livro, produção na família.

 

7. AVALIAÇÃO

Será satisfatório se nossos alunos se envolverem nas propostas de trabalho com prazer e alegria e se divertirem com os encontros entre alunos e instrumentos musicais.

 

______________________________________________

Arroio do Sal, 30 de setembro de 2009.

Damos início ao projeto hoje.

Visitamos o barracão da escola de samba Saímos sem Querê, da Figueirinha, município de Arroio do Sal.

Para iniciarmos o dia, levei as fantasias do auditório para  a sala e os alunos escolheram, vestiram, tiraram, amarraram, abriram, puxaram,...

Também levei um cd com sambas enredos de carnavais passados de Porto Alegre, mas bom de ouvir e festar!

A Andressa deu um show a parte no quesito samba no pé!

Os meninos não se sobressaíram dessa vez, pois estavam meio acanhados.

Afinal, o negócio deles é o instrumento mesmo.

Quando chegamos lá, entramos no barracão, um lugar pequeno, mas bem organizado, ornamentado com as fantasias do carnaval 2009. Que maravilha de espetáculo!

           Nosso querido amigo Vitório, mais conhecido como "tio Vitório", nos recebeu, mostrou e explicou os instrumentos utilizados pela bateria da escola: surdo, caxeta, chocalho, tarol e repinique. Depois da explicação organizou os alunos em "Baterias de 5 alunos" e cada grupo realizou sua batucada! Foi um momento ímpar, registrei nas fotos, assim que estiverem comigo, posto e registro aqui.

          Enquanto os meninos, curiosos pelos instrumentos roeavam tio Vitório e batucavam, fizemos uma excursão pelo barracão: colocamos cocares  e enfeites de cabeça e fotografamos tudo, até a tia Ju entrou na onda.

 

          Agora estamos esperando o próximo encontro com os instrumentos... no final de outubro.

Stela

______________________________________

Fomos convidados a visitar a quadra da Escola Imperadores do Samba, campeã de Porto Alegre em 2009.

Tomara tenhamos a oportunidade de ir...

Aqui temos nossos registros fotográficos, clique. 

 

Recebemos a visita da presidente da Escola de Samba Saímos sem Querê, Carla Ferro, em nosso blog, deixando um comentário bonito pra vermos.

Aqui está nosso blog.

 

08/10/09

 

______________________________________________

Arroio do Sal, 11/10/09

Na sexta-feira, dia 09 de outubro realizamos uma sessão Tevê: assistimos ao Carnaval de Arroio do Sal 2009, gravado em dvd e nos emprestado gentilmente  pela Secretaria Municipal de   Turismo, na pessoa do Mateus Coelho, secretário municipal de turismo.

Nosso auditório virou uma "escola de samba": nossos pequenos curtiram as baterias das escolas ali registradas, vestidos à rigor: fantasiados! E empunhavam o seu "chocalho" confeccionado com reaproveitamento de materiais: garrafas pet pequenas, latinha de refrigerante e milho ou feijão; enfeitadas com retalhos de e.v.a coloridos.

______________________________________________________________________________________

Arroio do Sal, 23 d eoutubro de 2009.

Novamente realizamos mias uma atividade do projeto no dia 16: assistimos em dvd o desfile da escola campeã de 2009 de Porto Alegre: Imperadores do Samba. Na nossa sala asistimos ao dvd oferecido pelo Amaral, meu amigo especial e que nos mandou pela esposa a gravação do Desfile. Meus alunos ficaram encantados com os leões, que abriam a boca e rugiam! Alguns disseram que "não gostaram" porque eram gremistas! Os colorados se encantaram.

Esse momento não temos registro fotográfico.

Amaral também desenhou para mim os instrumentos musicais usadas na bateria, que estou reproduzindo para os alunos. Depois vamos criar um ganzá, com aproveitamento de lacres das latinhas de refrigerantes.

Fiz um outro pedido ao Amaral: criar com material reciclável um leão para confeccionar com meus alunos, estou aguardando esse trabalho para o próximo mês.

___________________________________________________________________________

Deem uma olhadinha nas fotos clicando aqui.

________________________________________________________________

Arroio do Sal, 27 de novembro de 2009.

Não conseguimos realizar mais nenhuma visita às escolas de samba.

Então retomamos o projeto com uma nova atividade: os alunos vão cantar as suas músicas preferidas aos colegas na sala, com microfone e caixa de som amplificada. Valendo inclusive dublagem. Os meninos foram mais além e disseram que as meninas devem daçar, já que nenhuma delas se prontificou a cantar também. E elas gostaram da ideia...

programamos para ensaiar durante a semana que vem a apresentar o show na sexta-feira.

Aqui as fotos.

_______________________________________

 

Finalizamos também esse projeto.

Não rendeu o que queríamos, mas ficou alguma coisa para fazer num próximo projeto.

Confeccionamos um instrumento musical carnavalesco, o ganzá, com reaproveitamento de lacres de latinhas de refrigerantes.

Nossas fotos. 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.