| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

INCLUSÃO NA CIDADE

Page history last edited by Stela Dietschi 14 years, 6 months ago

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEM-ME-QUER

PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS

TEMA: INCLUSÃO NA CIDADE

CLIENTELA: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR 1 A

TEMPO DE DURAÇÃO: 13 DE ABRIL A 30 DE JUNHO/2009

 

 

 

1. JUSTIFICATIVA

Diante da necessidade de incluirmos nossos alunos do Pré-Escolar dentro da cultura atual de inclusão dos novos saberes, buscando meios e instrumentos diversos a fim de motivar-lhes um maior contato com a realidade que nos cerca, produzindo assim uma aprendizagem mais efetiva, e também pela necessidade de incluir todos os locais possíveis como espaço de aprendizagem, especialmente dentro do nosso Município, se faz necessário que os levemos para fora das paredes da escola, bem como lhes apresentemos outros meios de apropriação de conhecimentos, permitindo-lhes uma efetiva interação entre a escola e a Cidade em que vivemos. Assim, justifica-se esse projeto.

 

2. OBJETIVO GERAL

Incluir nossos alunos da Educação Infantil Pré-Escolar dentro do Município, levando-os a conhecer outros lugares, onde possam interagir e conhecer outros locais públicos, que permitam novas aprendizagens social, ambiental e cultural. Possibilitando assim novas oportunidades de apropriação de saberes, bem como a integração entre a escola e o Município.

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Visitar, conhecer e explorar os locais públicos da Cidade que nos permitam usufruir de novas aprendizagens, necessárias à vida atual.

·        Incluir nossos alunos da Educação Infantil Pré-Escolar em lugares importantes da Cidade.

·        Promover interação entre alunos e cultura histórica do Município.

·        Aproximar escola e comunidade por meio do uso de outros tantos espaços públicos destinados a construção de novos saberes coletivos, sociais e culturais.

 

4. ATIVIDADES

·        Promover visitas ao Parque Natural Tupancy, para conhecer o local, as espécies que ali vivem e a necessidade de preservação e cuidados para com o Parque.

·        Visitar os limites do Município, de norte a sul, enfatizando as localidades em que moram os alunos da escola.

·        Conhecer os possíveis pontos turísticos fora da sede do Município: Dunas do Balneário Atlântico, Rua Coberta de Árvores da Marambaia, Sambaquis, Zona Rural e Turismo Rural Campeiro, CTG Rincão de Estância.

·        Realizar registros ilustrativos, fotográficos e virtuais.

·        Exposição de trabalhos na escola e em outros espaços públicos de amplo acesso à população.

 

 

 

 

5. CRONOGRAMA

As visitas serão efetivadas nas seguintes datas pré-estabelecidas, no horário das 09:00 às 11:00 horas:

Dia 22 de Abril (quarta-feira) visita ao Parque Natural Tupancy.

Dia 23 de Abril (quinta-feira) visita ao CTG Rincão de Estância.

Dia 29 de Abril (quarta-feira) visita aos limites do Município, de norte a sul.

Dia 07 de Maio visita à rua coberta de árvores na Marambaia e aos sambaquis, também na Marambaia.

Dia 13 de maio visita às dunas do Balneário Atlântico.

Dia 23 de Junho visita à Zona Rural.

 

 

6. METODOLOGIA

Roda de conversa, atividades em grupo e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, postagens virtuais e exposição de trabalhos.

 

7. AVALIAÇÃO

Será satisfatório se nossos alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim seu conhecimento da Cidade, possibilitando novas aprendizagens e explorando ao máximo tudo o que pudermos nesses momentos.

___________________________________________________________________

O PROJETO JÁ FOI CONCLUÍDO, CULMINANDO COM A APRESENTAÇÃO DOS PAINÉIS DAS VISITAS FEITAS NA ENTREGA DAS AVALIAÇÕES DO Iº TRIMESTRE DO ANO, EM JULHO.

 

ATIVIDADES REALIZADAS

PELOS ALUNOS E PAIS

 

Relato da visita aos pais e registro escrito dos filhos aos pais que se transformaram em livros coletivos.

Confecção de painéis artísticos coletivos relativos às visitas feitas, com uso de material e técnicas diversas, em exposição aos pais na escola.

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.