| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

INDIVIDUALIDADES E ESPECIFICIDADES

Page history last edited by Stela Dietschi 14 years, 6 months ago

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEM-ME-QUER

PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS

CLIENTELA: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR 1 A

TEMA: CORPO HUMANO: INDIVIDUALIDADES, ESPECIFICIDADES, HIGIENE E SAÚDE.

TEMPO DE DURAÇÃO: MAIO A DEZEMBRO/2009

 

JUSTIFICATIVA

Vivemos tempos atuais que nos impelem a novas práticas educativas em sala de aula e para isso necessitamos apresentar atividades novas, criativas e estimuladoras das potencialidades dos nossos alunos.

Diante da atual inclusão de novos saberes no cotidiano da escola, precisamos cada vez mais nos envolver na busca de diferentes meios e instrumentos que possibilitem novos e atrativos estímulos aos nossos alunos, permitindo-lhes com isso um contato maior com a realidade que nos cerca, mas não nos desviando do objetivo primeiro de ensino-aprendizagem necessários à formação educativa dos nossos alunos.

Assim, para que ocorra uma aprendizagem efetiva, é necessário que lhes apresentemos momentos significativos de apreensão dos conteúdos específicos, onde os próprios alunos vivenciem o processo de construção do seu conhecimento individual, agregado ao coletivo, como bem pontua Leia Fagundes: “é a partir de seu conhecimento prévio que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico”.

Além disso, necessitamos também de incluir todas as opções que tivermos ao nosso dispor, buscando profissionais de diversas áreas que possam nos apoiar nesse momento de aprendizagens específicas, especialmente dentro do nosso Município. Conforme Leia Fagundes destaca “a visão de cada especialista pode enriquecer o ambiente de aprendizagem”. Com essa intenção, se faz necessário trazermos para dentro da escola outros profissionais capacitados, que não somente os profissionais da educação, para nos auxiliarem nesse novo jeito de fazer educação: incluindo a todos quantos forem possíveis no processo de construção dos conhecimentos diversos que se nos apresentam ao longo da vida escolar.

Para nos instrumentalizarmos melhor, introduzindo nossos alunos da educação infantil dentro dessa nova cultura educativa inclusiva, precisamos permitir-lhes uma efetiva interação entre a escola, entre aluno – professor  - e aluno,  com os outros e a com a Cidade em que vivemos. Assim, justifica-se esse projeto.

 

OBJETIVO GERAL

Possibilitar encontros específicos dos nossos alunos da educação infantil com profissionais da área da Saúde e da Educação Municipal para apoiar-nos na introdução de conteúdos importantes e necessários relativos à higiene física, mental, ambiental, pessoal e coletiva, incluindo com essa prática momentos de integração entre os alunos do Pré-escolar 1 A  e os diversos profissionais da área da Saúde, da Educação, dos esportes,  tais como: enfermeira padrão, dentista, ambientalista, nutricionista, epidemiologista, fonoaudiólogo,  psicólogo, psico-pedagogo, professor de educação física, músicos, profissionais da área do Trânsito, Capoeiristas, etc.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Aproximar escola e comunidade por meio do uso de outros tantos profissionais e espaços públicos destinados à promoção da saúde pública, individual, ambiental e coletiva do nosso Município.

·        Proporcionar momentos específicos com cada profissional palestrando, conversando e interagindo com nossos alunos, dentro ou fora da escola.

·        Permitir momentos de atividades específicas de promoção de saúde individual ou coletiva, tais como: conversar com o dentista, com o médico, praticar atividade física orientada, saber dos cuidados específicos da voz e da fala, conhecer a Capoeira como manifestação cultural, vivenciar momentos de apreciação musical e conhecer instrumentos, coletar lixo nos ambientes da escola, observar como está sendo usado o recipiente da coleta do lixo nas vias públicas, conhecer atitudes práticas de convivência entre ser humano e natureza, saber dos cuidados necessários para atravessar via pública com segurança, alimentação saudável, cuidados e acidentes...

·        Conscientizar nossos alunos e pais da importância da prevenção em doenças coletivas epidêmicas, especialmente a pediculose.

·        Multiplicar as idéias de cuidado, preservação e conservação da natureza que nos rodeia e que permite a sobrevivência no Planeta Terra e da  coleta seletiva e reaproveitamento de recicláveis em nosso Município.

 

 

ATIVIDADES

·        Roda de conversas interativas entre alunos e os diversos profissionais.

·        Atividades práticas.

·        Registros ilustrativos, fotográficos e virtuais.

·        Exposição de trabalhos na escola e em outros espaços públicos de amplo acesso à população.

·        Visitas a locais específicas.

 

5. CRONOGRAMA

As atividades serão desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo, sem data prévia estipulada em virtude da necessidade de garimpar os vários profissionais para dar corpo ao projeto e conforme se fazerem necessárias essas presenças na escola ou fora dela.

 

6. METODOLOGIA

Roda de conversa, atividades em grupo e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, vivências práticas, postagens virtuais e exposição de trabalhos.

 

7. AVALIAÇÃO

Avaliação não é desempenho isolado, mas sim observação do que o aluno está pensando, o que ele próprio constrói de entendimento, o que o aluno significa desse conteúdo para sua vida diária, em conjunto com o outro. Nas trocas, na cooperação e na ação prática é que podemos avaliar o processo da aprendizagem dos nossos alunos.

Cabe então ressaltar que se nossos alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, interagindo com os profissionais apresentados, poderão internalizar alguns conceitos práticos para a prevenção e manutenção da saúde individual e coletiva, através da aquisição de hábitos de higiene pessoal e ambientais que lhes favorecerá conhecimentos que poderão acompanhar-lhes pela vida a fora. Será satisfatório se conseguirmos envolver nossos alunos nesses momentos de integração e interação escolaXCidade.

______________________________________________

Esse projeto não dei conta de aplicar pois exigia mais do que eu disponho para realizá-lo. As atividades realizadas foram as específicas da sala de aula, com a confecção de um livrinho individual, desenhado pelos alunos sobre higiene e saúde, órgaos dos sentidos,  preferências e individualidades de cada aluno. E também tivemos a presença da enfermeira Carol na sala, que conversou com os alunos sobre cuidados com os piolhos. Cada aluno recebeu um " diploma" de participação, oferecido pelo Secretaria de Saúde.

 

O serviço de orientação educacional da escola, na pessoa da Andréia, vai tentar colocar em prática alguns objetivos propostos aqui.

O profissional de educação física está sendo oferecido pela escola nas quartas-feiras, uma hora por semana, com a vionda do professor Renan.

 

A conscientização ambiental ainda vai acontecer no projeto Cuidando dos Espaços Coletivos e a apreciação musical e conhecimetnos de instrumentos deverão acontecer no projeto Banda Musical, ainda em processo de construção, para esse ano letivo.

_______________________________________________

Aqui temos um registro fotográfico da atividade de sensibilização "Salão de Beleza" , num dia bem especial... clique

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.