| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

REFLEXÕES DA PROFESSORA

Page history last edited by stela.arroio@gmail.com 14 years, 4 months ago

 

 

 

Nosso primeiro encontro na Biblioteca Pública Municipal para a concretização do projeto “Inclusão cultural e Literária na Biblioteca Pública” aconteceu em 10 de setembro.

Para darmos início ao projeto os pais realizaram a atividade de escrita do livro intitulado “Pais Contando História” onde deveriam descrever as atividades diárias dos seus filhos, suas conversas, brincadeiras, passeios e as histórias que contam... Enfim a rotina diária entre pais, filhos e livros.

Na roda de conversas cada aluno escolheu um tema prévio que gostaria de pesquisar e anotamos no caderno individual de cada um. Os assuntos foram esses: marcianos, flores, batom, hipopótamo, bonecas, touros, leões, frutas e cavalos.

Fomos para a Biblioteca Dr. Clóvis Webber Rodrigues de ônibus e permanecemos por uma hora.

Esse primeiro momento de encontro entre livros, enciclopédias, revistas, diferente do habitual, da sala de aula foi um tanto “específico” também. Primeiro os alunos ficaram bem quietos, aguardando nas mesas, sentados nas cadeiras, enquanto eu, a atendente Roberta e o bibliotecário Eduardo buscávamos os livros, procurávamos os assuntos.

Então cada aluno que encontrávamos o assunto pegava o livro e seu caderno, iam manuseando passando as folhas, vendo, chamando a professora para mostrar o que viam ali nas páginas.

Pedimos que fossem folhando, olhando e desenhando aquilo que os interessasse.

O João Lucas foi o aluno que mais se envolveu com os livros, ficando todo o tempo registrando, comentando, chamando pra ver o que encontrara!

O José Vítor desviou-se totalmente do assunto escolhido, pois ao folhear as páginas ia encontrando outros assuntos, afinal estava com um volume de enciclopédia nas mãos!

O Mateus foi muito organizado e metódico no seu trabalho, mergulhou num livro de animais, maravilhosamente ilustrado. Todos os animais ali retratados eram muito bonito, muito reais. Como sua pesquisa era sobre os leões já na capa havia um enorme e lindo! Desenhou um leão e o seu filhote.

O assunto do Rafael Giacomoni foi mais difícil de encontrar material: touro. Então encontramos um volume de enciclopédia sobre touradas e conversamos bastante, fui comentando as fotografias que ali apareciam, onde era aquele lugar e o que o toureiro fazia, provocando o animal. Rafael então comparou com as gineteadas do CTG e fez vários desenhos.

Outro assunto difícil de encontrarmos foi o do Rafael Aguiar. Não encontramos, pelo menos nesse primeiro momento de pesquisa, nada sobre “marcianos”. O professor Eduardo então localizou um atlas onde encontramos as galáxias e os planetas. Ali vimos o Planeta Marte e Rafael o desenhou depois de muito eu insistir, para que ficasse seu registro no caderno.  No registro escrito usou de muita ficção e tive que questioná-lo várias vezes, mesmo assim foi difícil contar o que já sabia sobre o assunto e o que o livro lhe acrescentou.

As meninas ficaram sob a orientação da atendente Roberta, que as auxiliou na busca dos livros e assuntos pesquisados.

A pesquisa da Sthefani foi fácil de encontrar: flores. Demonstrou bastante interesse ao ver as flores no livro, mas não queria desenhá-las no caderno para deixar seu registro. Após alguma insistência desenhou duas flores e sabia comentar sua pesquisa para o registro escrito.

Tivemos dificuldade em encontrar material sobre o assunto da Andressa, que era “batom”. Mas encontramos a enciclopédia “Mulheres”, e um dos volumes tratava sobre beleza das mulheres, ali então foi possível Andressa visualizar maquiagem, perfumes e batom. Então desenhou dali algumas coisas e fizemos seu registro escrito.

Hipopótamo foi o assunto da Anna Laura que adorou vê-los no livro! Inclusive tinha um com “um bocão bem aberto” que dava para enxergar as presas, e Anna comentou não saber que hipopótamos tinham dentes. Desenhou bem legal seu material de pesquisa e seu registro escrito flui muito bem.

A Dieniffer encontrou várias bonecas, assunto de sua pesquisa. Inclusive o livro que manuseava mostrava fotos de uma fábrica de bonecas, e ela comentou que adora bonecas.

Conforme foi se extinguindo o tempo e os registros feitos, alguns alunos mais inquietos foram se expandindo em conversas e fizeram bastante balbúrdia, mas tudo bem natural e previsível, afinal são crianças de apenas quatro/cinco anos de idade se iniciando no mundo da pesquisa.

Atingi plenamente meu objetivo nesse primeiro encontro: proporcionar um momento entre alunos e livros em seu local mais específico!

 

PROFESSORA STELA MARIS DA ROSA DIAS E ATENDENTE ROBERTA FONTANA EM 11/09/09.

_________________________________________________________________

Arroio do Sal, 29 de setembro de 2009.

 

 

            Nossa segunda visita à Biblioteca Pública Municipal para dar continuidade ao projeto “Inclusão Cultural e Literária” aconteceu no dia 24 de setembro.

Nesse encontro eu não compareci então os alunos foram com a atendente Roberta e a atendente Juliana.

As reflexões aqui postadas foram feitas pela atendente Roberta.

 

“A Gabrielle escolheu o assunto menininhas e não encontramos nada sobre isso nas enciclopédias, então a “tia” Val achou um livro infantil de princesas e ela adorou!

Notamos que Gabrielle ainda estava meio perdida na biblioteca e no trabalho visto ser sua primeira aula do projeto.

O João Lucas escolheu o assunto motos para sua pesquisa, e encontrou uma reportagem muito legal sobre trilhas de motos e até motos de quatro rodas no litoral de Santa Catarina. Ele se envolveu bastante e fez desenhos lindos.

O José Vítor adora bichos e não poderia escolher um assunto diferente, claro! Adorou saber mais sobre a vida dos tigres e descobriu que eles comem outros bichos e levam até dois dias para conseguir devorar um búfalo, e ainda escondem a carne de um dia para o outro embaixo de capins. O José amou a pesquisa.

A Dieniffer se envolveu pouco com o assunto, por várias vezes ela desmarcou o livro e ficou olhando outras coisas e conversando com os colegas.

O Rafael Giacomoni aprendeu várias coisas sobre a higiene que se deve ter com os cachorros e se envolveu muito na pesquisa, inclusive demonstrou interesse nas pesquisas dos outros colegas. Após acabar a sua pesquisa passou por todos os lugares para saber o que os colegas estavam aprendendo. Bem curioso!

O Rafael Aguiar pesquisou sobre gaviões e no início se decepcionou com o tamanho dele, pois a figura do livro era pequena e ele esperava ver um gavião grande, mas depois de explicarmos que o gavião era realmente grande e só a figura do livro era pequena, ele adorou.

A Anna Laura encontrou diversas borboletas, de todas as espécies e cores e fez desenhos lindos em seu caderno. Expliquei a ela sobre o ciclo de desenvolvimento, a metamorfose, desde a lagarta, o casulo, e ela adorou.

O Jordan escolheu o assunto ônibus, pois disse que adora andar de ônibus para ir à escola.

O Mateus, apesar de ter escolhido um assunto que ele gosta: cavalos, não prestou muito a atenção, se distraindo o tempo todo.

O Lucas se concentrou bem na sua pesquisa  e adorou ver os carros quebrados no ferro velho.

 

__________________________________________________________ 

Arroio do Sal, 23 de outubro de 2009.

Nosso novo encontro de pesquisas aconteceu em 22 de outubro.

Aqui percebemos a importância que nossos pequenos já estão dando a esse momento. Esperam pelos livros na sua vez; olham com mais interesse os livros manuseados; folham além do seu assunto e pedem mais!

Nesse encontro contamos com um aluno novo, que entrou nessa semana na nossa turma, e mais uma aula que ainda não havia estado presente aos encontros anteriores e ainda temos um colega que não teve a oportunidade de comparecer nesse momento, pois falta nesse dia da semana.

        Percebemos também que nesse terceiro encontro nossos alunos já estão habituados ao local e aqueles que terminaram sua pesquisa começaram então a fazer uma correria daquelas! Mas como sempre acontece, foram os mesmos alunos que normalmente já fazem essa mesma balbúrdia na sala.

        Essa correria não pode ser permitida naquele espaço, pois é um local público, onde tantas outras pessoas acessam, e não exclusivo para nosso uso. Pedimos várias vezes aos queridos alunos que devem observar as regras de uso do local, comportando-se e não agindo desse modo, correndo por todos os lados.

        Para melhorar nesse aspecto, solicitamos a direção que nos apoie, oferecendo a vinda de um atendente que possa nos auxiliar no cuidado dos alunos que já aprontaram sua pesquisa, enquanto Roberta e eu fazemos a conclusão dos alunos que ainda não registraram sua pesquisa.

 

Stela Maris da Rosa Dias

_________________________________________________________________________________ 

Arroio do Sal, 06 de novembro de 2009.

 

Visita à Biblioteca em 05/11 do Projeto Inclusão Literária e Cultural na Biblioteca Pública Municipal.

Nossa visita foi muita boa nesse dia.

Na roda de conversas o assunto que escolheram foi unânime: animais.

Os alunos se juntaram em pequenos grupos para pesquisar alguns animais, somente três deles fez sua pesquisa sozinho: Andressa, Mateus e Rafael Giacomoni.

Os animais escolhidos foram: macaco, abelha, elefante, tigre, pônei, peixe e ovelha

Esse foi mais um bom momento de amadurecimento dos alunos, pois em grupos eles conversaram do assunto entre si, folhando os livros e prestaram mais atenção na hora de escutar a leitura encontrada. E na hora do registro escrito um conversou e falou com o outro e ficou mais evidente o entendimento que tiveram do assunto, pois um lembrou pela audição dou outro.

E foi mais fácil buscar materiais, pois enquanto se procurava outros livros já tinham um à mão para irem olhando.

O João Lucas esteve super envolvido, todo o tempo com os peixes, manuseando os livros e olhando as imagens e ficando muito atento na hora da leitura.

O Mateus se supera nesses encontros! Seu assunto escolhido sempre dá bons frutos em seus desenhos e na escrita daquilo que ouviu. Demonstra bastante envolvimento nos livros. O Rafael Giacomoni completamente envolvido nesse momento: dedicado e atencioso com os livros e o assunto escolhido: elefante. Disse que não sabia nada de elefante no começo da conversa, depois analisando p desenhando fez os comentários que sabia. Esteve todo o tempo em função dos livros e do desenho. Depois que terminou foi conversar com o Lucas e o Ramon sobre outros tantos animais: cobra, aranha, caranguejo,... que iam encontrando no manuseio dos livros.

O José Vítor escolheu o assunto macaco e ficou bem atento a leitura do livro e as explicações da atendente Roberta, depois contou o que lhe interessou mais do que ouviu.

A Andressa prestou bastante atenção na leitura do livro e ficou muito atenta a conversa enquanto eu lhe explicava. Memorizou as informações e foi contando isso no registro escrito.

O Lucas e o Ramon formaram uma dupla de pesquisa: TIGRE. Estiveram bem atentos à leitura e fizeram o desenho com empenho. O Lucas trouxe as lembranças de outra pesquisa quando contou o que sabia dos tigres: “os tigres corriam atrás da zebra e matava o filhote de zebra”. O Ramon esperou que eu o questionasse, mas demonstrou estar atento ao que ouviu.

O Rafael Aguiar teve dificuldade para partilhar o livro e os materiais com o grupo de trabalho. Tive eu pedir por várias vezes para entender que o material não tem um para cada aluno, por isso a necessidade de aguardar a sua vez, esperando que a colega usasse. Quanto ao assunto pesquisado se encantou: pônei. Embora tenha sido bem pouca leitura, foi marcante o assunto, pelo fato de o pônei poder se transformar num animal de estimação. (Disse que ia pedir pra mãe!).

A Anna Laura demonstrou bastante interesse no livro e no assunto e o desenhou foi bem elaborada. Sua fala foi clara e sucinta, registrando aquilo que ouviu. Também ficou muito interessada por ter um pônei de estimação.

O Jordan se envolveu completamente com os livros e figuras, seu desenho foi bem feito. A leitura das imagens foi muito boa,, respondeu o que viu nos livros.

A Kamilly ainda não se envolveu com esse trabalho; fez o desenho e não esperou para o registro, não demonstrou muito interesse pelo assunto pesquisado. Para o registro escrito tivemos que pedir que lesse as figuras e assim foi sendo questionada até o final para então dizer o que tinha ali desenhado. Não se lembrou de memória o que havia sido lido e explicado sobre os macacos.

O Rique representou seu desenho com formas mais perceptíveis dessa vez. Para a descrição  do que sabia e o que ouviu ou aprendeu não houve entendimento da sua parte. Tivemos que apontar as partes do corpo do macaco para que então dissesse o que o tinha visto.

A Dieniffer adorou e se alegrou com seu assunto: pônei. Embora sua narrativa tenha sido muito fantasiosa, imaginativa, contando que sabia dos animais e o que viu nos livros. Demonstrou dificuldade para entender que o filhote mamava na mãe e não no pai, como afirmava ser.

A Júlia foi bem querida em seu trabalho: ficou envolvida com os livros e seus desenhos e na hora do registro foi bem fiel na sua leitura das imagens.

 

Outra coisa também muito interessante que aconteceu nesse dia foi que outras duas turmas da escola Bem-Me-Quer também vieram à Biblioteca Pública para um trabalho: os da turma  da Professora Lourdes   vieram assistir a Hora do Conto e os da  professora Patrícia  vieram para uso dos computadores. A professora Lourdes aprovitou o momento e passou nos computadores com seus pequenos. Aqui as fotos.

 

Demonstrando com isso que alguns professores já começaram a perceber a necessidade de sair de entre os muros da escola e adentrar o mundo da cultura e da aprendizagem além da sala de aula!

 

Stela Maris da Rosa Dias

 

____________________________________________________________ 

 

Arroio do Sal, 19/11/2009

Nesse  novo encontro os alunos já estão bem acostumados com a rotina da biblioteca.

A escolha do assunto foi de novo em grupos. Um único aluno ficou sozinho em sua escolha.

Os assuntos variaram, algumas escolhas foram animais, pelo fato de estarmos trabalhando o assunto dentro do projeto Zoológico: coelhos, camelos, onça, Porquinho da Índia, Cauboi e esqueite (skate).

     A kamily manuseou seu livro, desenhou e pintou e depois começou a "desmontar" as canetinhas, pois estavam com a ponta para dentro. Questionada porque havia feito isso, visto que suas~mãos estavam sujas com a tinta, justificou o motivo. Disse-lhe então que deveria chamar um adulto para resolver isso.

Após, saiu a mesa e foi ler os livrinhos de literatura infantil. Depois chamei-a e fui ler o texto sobre o animal pesquisado, e demonstrou novamente pouco interesse nesse trabalho. Mas relatou o registro que foi escrito.

     A Gabrielle fez sua atividade de manuseio e desenho e depois da leitura registramos sua escrita. Ainda se encontra muito tímido nesse momento de encontro entre os livros na biblioteca.

     A Dieniffer ainda precisa de muito estímulo  para essa atividade, manuseou o livro junto com as colegas e desenhou, essa tarefa de registro representativo ainda está meio complicada. Agora registoru algumas letras do seu nome e uma bolinhas. Pedi que mostrasse onde estava o coelho, apontou um quadrado cheio de riscos. Expliquei como era o coelho: tem cabeeça, corpo, pernas e mãos, focinhos e orelhas grandes, mostrei o desenho no livro e pedi que fizesse o mais próximo possível. Fez um bom trabalho de represeentação do coelho, eñtão. Depois li o texto e registrei sua fala.

     O Jordan fez o desenho e manuseou os livros com o grupo. Depois registrou a pesquisa com a tia Roberta e foi  bem fiel ao que ouviu da leitura.

     O José Vítor adora animais, e geralmente esses são os assuntos escolhidos por ele. Dessa vez escolheu camelo e relata com muita memória e entendimento as leituras que ouvem, tem uma enorme facilidade de compreensão daquilo que ouve.

     A Andressa sempre se destaca nas pesquisas, pois é muito atenciosa e gosta desse momento dos livros, registrando fielmente aqui que ouve nas leituras feitas e sempre com bastante conteúdo, quase não perde os detalhes.

     O João Lucas adora esses momentos da biblioteca e se envolve completamente nesse atividade, nesse espaço e nesses momentos de manuseio dos livros, ficando encantado com o que vê e ouve da leitura, conta seu registro com muita fidelidade.

     O Rique ainda não se encontrou nessa atividade, demonstrando uma grande dificuldade de entendimento tanto do que fazer quanto do relato, da narrativa de sua pesquisa através das imagens e da leitura feita.

     O Rafafel Aguiar se envolve e fica imerso nas páginas, procura, folha, olha, desenha, chama, pergunta, pergunta, pergunta. Que momento bom esse de sentar do seu lado e conversar sobre o assunto escolhido. Seu registro é muito bom.

     O Lucas e a Anna Laura escolheram o assunto "cauboi". Foi um momento muito gostoso auxiliá-los nessa pequisa pois o assunto tem tudo a ver com nossos gaúchos, e eles sempre se envolvem nas pesquisas.

     O Rafael Giacomoni se diverte na biblioteca, manuseia os livros, quer saber tudo e mais um pouco. O mais querido é ver o interesse que demonstra na pesquisa dos colegas depois que termina a sua!

     O Ramon ainda não está muito entrosado nesse encontro. Manuseia, olha, chama, quer ajuda, mais livros... Mas no momento do registro não demonstra quase nenhum interesse.

     O Mateus também gosta desse momento e se delicia com os livros manuseados, faz os registros com alguma dificuldade, e sempre temos que orientá-lo, mas se dedica ao trabalho nesse momento.

     Mais uma visita, mais um encontro entre meus pequenos e os livros, a curiosidade de alguns e de todos.

     Nem tudo podemos dar conta, às vezes não coneguimos animá-los mais.

     Enfim, outros se encantam com esses momentos, e isso é o que vale a pena!

Stela Maris da Rosa Dias

___________________________________________________________

 

 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.